José Vicente de Azevedo e suas profissões

Retrato de José Vicente de Azevedo na sua formatura de 1882 / Faculdade de Direito de São Paulo, Largo São Francisco. Fotografia de Militão A. de Azevedo, 1887 / Notícia sobre a formatura de José Vicente de Azevedo no Jornal “O Ypiranga”, de 07/12/1882.

No mês de maio comemoramos o Dia Internacional do Trabalhador. Você sabia que o Conde José Vicente de Azevedo exerceu diversas profissões ao longo de sua vida, indo da educação à carreira política?

Na área da educação, José Vicente foi um professor rigoroso, mas gentil, dando aula de Geografia e Cosmologia no Estado de São Paulo. Sua vontade de ajudar crianças e adolescentes em seu desenvolvimento se traduz em grande parte dos seus projetos — como a criação do Grupo Escolar São José, o terreno doado para o Instituto Cristóvão Colombo, e, é claro, a eventual criação do Asylo Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, onde hoje funciona o CAJ.

Além de professor, o Conde José Vicente de Azevedo foi advogado, jornalista desde os tempos de colégio, compositor, urbanista, e prestigiado deputado e senador. Tudo isso começou quando ele se formou na Faculdade de Direito de São Paulo. O que poucos sabem é que, no dia de sua formatura, o mundo inteiro estava escuro — ou ao menos parte dele.

É que estava acontecendo um eclipse anular, raro fenômeno astronômico em que o planeta Vênus colocava-se entre a Terra e o Sol, lançando uma sombra sobre o nosso planeta. No salão nobre da Faculdade, todos já haviam se resignado a uma cerimônia de colação de grau feita no breu. Mas — segundo relatos — assim que José Vicente se apresentou para ser diplomado, os planetas se alinharam novamente, Vênus saindo de sua trajetória inconveniente na frente da Terra, e a luz do sol se despejou sobre o salão, gerando exclamações dos presentes: “É um bom presságio.” Talvez fosse apenas o anúncio do começo de uma trajetória que dali para frente daria muitos frutos.

É dessa forma que José Vicente de Azevedo começa sua carreira no Direito. Também é através dessa conquista que ele de fato começa sua vida como cidadão, agora formado e com habilidades plenas de exercer sua profissão e de fazer o que realmente lhe dava prazer: Ajudar outras pessoas, sobretudo crianças e adolescentes.

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Whatsapp e Telefone: (11) 2215–6900

E-mail:museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Texto publicado na revista Leitura Feliz da FUNSAI, edição 168, Maio 22.

--

--

--

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Museu Vicente de Azevedo

Museu Vicente de Azevedo

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga

More from Medium

CS371p Spring 2022: Malithy Wimalasooriya: Final Entry

Tides of Change: LGBT Acceptance in the UK and Overseas

Get Ready For BITSAT New Exam Pattern 2022

CS373 Spring 2022: Elliot Sims