José Vicente de Azevedo e suas profissões

Série — A ética de José Vicente de Azevedo

Museu Vicente de Azevedo
2 min readMay 1, 2022
Retrato de José Vicente de Azevedo na sua formatura de 1882 / Faculdade de Direito de São Paulo, Largo São Francisco. Fotografia de Militão A. de Azevedo, 1887 / Notícia sobre a formatura de José Vicente de Azevedo no Jornal “O Ypiranga”, de 07/12/1882.

No mês de maio comemoramos o Dia Internacional do Trabalhador. Você sabia que o Conde José Vicente de Azevedo exerceu diversas profissões ao longo de sua vida, indo da educação à carreira política?

Na área da educação, José Vicente foi um professor rigoroso, mas gentil, dando aula de Geografia e Cosmologia no Estado de São Paulo. Sua vontade de ajudar crianças e adolescentes em seu desenvolvimento se traduz em grande parte dos seus projetos — como a criação do Grupo Escolar São José, o terreno doado para o Instituto Cristóvão Colombo, e, é claro, a eventual criação do Asylo Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, onde hoje funciona o CAJ.

Além de professor, o Conde José Vicente de Azevedo foi advogado, jornalista desde os tempos de colégio, compositor, urbanista, e prestigiado deputado e senador. Tudo isso começou quando ele se formou na Faculdade de Direito de São Paulo. O que poucos sabem é que, no dia de sua formatura, o mundo inteiro estava escuro — ou ao menos parte dele.

É que estava acontecendo um eclipse anular, raro fenômeno astronômico em que o planeta Vênus colocava-se entre a Terra e o Sol, lançando uma sombra sobre o nosso planeta. No salão nobre da Faculdade, todos já haviam se resignado a uma cerimônia de colação de grau feita no breu. Mas — segundo relatos — assim que José Vicente se apresentou para ser diplomado, os planetas se alinharam novamente, Vênus saindo de sua trajetória inconveniente na frente da Terra, e a luz do sol se despejou sobre o salão, gerando exclamações dos presentes: “É um bom presságio.” Talvez fosse apenas o anúncio do começo de uma trajetória que dali para frente daria muitos frutos.

É dessa forma que José Vicente de Azevedo começa sua carreira no Direito. Também é através dessa conquista que ele de fato começa sua vida como cidadão, agora formado e com habilidades plenas de exercer sua profissão e de fazer o que realmente lhe dava prazer: Ajudar outras pessoas, sobretudo crianças e adolescentes.

Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI.

Whatsapp e Telefone: (11) 2215–6900

E-mail:museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Texto publicado na revista Leitura Feliz da FUNSAI, edição 168, Maio 22.

--

--

Museu Vicente de Azevedo

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga