Nossa Senhora Aparecida e a História do Brasil

Museu Vicente de Azevedo
2 min readApr 30, 2024

--

Lembrança de Nossa Senhora Aparecida (fonte: Acervo Museu Vicente de Azevedo)

No dia 07 de Setembro comemora-se a independência do Brasil, que foi proclamada por Dom Pedro I no ano de 1822, as margens do riacho do Ipiranga. O que pouca gente sabe é que desde então nosso país está sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora Aparecida foi escolhida por D. Pedro I como Padroeira do Brasil, para abençoar o país que acabava de nascer.

Vamos contar essa história da maneira que o próprio Conde José Vicente de Azevedo contou quando tinha 69 anos. Era o ano de 1928 e José Vicente, que ocupava o cargo de Senador, fez um discurso na Câmara, em que apoiava a criação do município de Aparecida. Naquele discurso ele narrou a seguinte história, que ouvira de pessoas contemporâneas da época da nossa independência: “ O príncipe real Dom Pedro — então príncipe regente — partira do Rio de Janeiro a 14 de agosto de 1822 dirigindo-se á cidade de São Paulo, no intuito de apaziguar os ânimos e de harmonizar divergências políticas. Nessa viagem, ao passar pela paragem de Aparecida, dirigiu-se á então Capela de Nossa Senhora Aparecida e aí prostrado em fervorosa oração junto ao altar, implorava á Santíssima Virgem a sua poderosa intercessão, para o feliz êxito na missão que ele tinha a desempenhar.

O príncipe conseguiu facilmente conciliar os ânimos e evitar, talvez lutas com desagradáveis e de graves consequências. Foi então a Santos e, voltando da viagem encontrou na colina histórica do Ipiranga o portador das mensagens cujo leitura determinara o brado — Independência ou Morte! — Proclamada a independência, festas ruidosas se realizaram em São Paulo, em meio ao maior regozijo popular. Na manhã seguinte, 8 de Setembro, primeira aurora que raiou na nossa Pátria independente, o príncipe Dom Pedro, álias ja então D. Pedro I, por sua livre e espontânea deliberação, declarou colocar o Brasil debaixo da especial proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E assim Dom Pedro, como seu primeiro ato majestático, proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida padroeira do Brasil “. José Vicente foi a fonte mais autêntica e credenciada dessa informação. Fazia então um século e cinco anos que a milagrosa imagem tinha sido encontrada no porto de Itaguaçu, no Rio Paraíba (1717). E já era grande e intensa a devoção do povo brasileiro á Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como é até os dias de hoje!

Fonte:

FRANCESCHINI, M.A. Conde José Vicente de Azevedo, sua vida e sua obra: São Paulo, 1996

Acervo Museu Vicente de Azevedo

Para saber mais visite o Museu Vicente de Azevedo e nos siga na redes sociais!

fb.com/museu.vicentedeazevedo

instagram.com/museuvazevedo

Saiba mais sobre a FUNSAI

Museu Vicente de Azevedo

Rua Dom Luis Lasanha, 300 — Ipiranga, SP.

Visita às exposições: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 15h00. Grátis!

--

--

Museu Vicente de Azevedo

O MVA é um espaço mantido pela FUNSAI para divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga