Rua Arcipreste Andrade

Museu Vicente de Azevedo
2 min readMar 3, 2020

As ruas têm história

Na edição de outubro de 2019 escrevemos sobre a Rua Arcipreste Ezequias e desta vez falaremos a história de outro logradouro do Ipiranga, a Rua Arcipreste Andrade. Nela está atualmente localizado o edifício sede da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga — a Funsai. Ela começa na Rua Salvador Simões, e termina da Rua Xavier de Almeida no bairro do Ipiranga, cruzando a Avenida Nazaré.

Mas, você se lembra do significado do termo Arcipreste? É o cargo de um sacerdote que está entre os mais próximos colaboradores do Bispo. Uma das atribuições do Arcipreste Andrade foi a coordenação de várias igrejas no distrito de São Paulo.

Nascido João Jacinto Gonçalves de Andrade, em 10 de fevereiro de 1825, na ilha da Madeira, Portugal, onde realizou seus primeiros estudos religiosos e foi ordenado presbítero. Já na década de 1860, veio para o Brasil seguindo o apelo de seu irmão e de seu tio, que naquela época era Bispo da diocese da cidade de São Paulo. Aqui, formou-se em direito pela Faculdade do Largo São Francisco. Foi capelão da Santa Casa de Misericórdia, a partir de 1872 até a sua morte. Ainda estudante, por concurso, foi professor de Latim, Francês e Inglês, e em 1863 foi Lente Catedrático. Lecionou na Faculdade de Direito até a aposentadoria em 1890. Faleceu em 16 de janeiro de 1898. A rua foi oficialmente nomeada em sua homenagem, pelo Ato nº: 961 de 09/08/1916.

Essa e outras histórias do Arcipreste Andrade estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da Funsai. Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua de nosso bairro? Fale com a gente no Museu!

Tel.: (11) 2215–6900 E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

--

--

Museu Vicente de Azevedo

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga