Rua José Vicente de Azevedo
As ruas têm história
Nesse mês comemora-se 162 anos do nascimento do Conde José Vicente de
Azevedo, conhecido por criar e incentivar instituições de assistência no bairro do Ipiranga e benfeitorias por toda a cidade de São Paulo, como empresário e
parlamentar. Já escrevemos sobre a Rua Conde Vicente de Azevedo, que é uma travessa da Avenida Nazaré.
Mas há uma segunda rua em sua homenagem em São Paulo: No ano de 1952 o prefeito Armando de Arruda Pereira aprovou o projeto de Lei Nº 280 para que a “Rua B” no bairro da Vila Mariana passasse a se chamar Rua José Vicente de Azevedo.
Em sua administração Armando de Arruda Pereira construiu a cripta do Monumento da Independência, no Ipiranga e foi o principal promotor da remoção das cinzas da imperatriz Leopoldina para esse local.
Armando de Arruda Pereira foi também Diretor-Geral da Companhia Cerâmica São Caetano, onde um dos netos de José Vicente de Azevedo, Felipe Franceschini, atuava como engenheiro chefe.
Acreditamos que essa conexão com o bairro do Ipiranga e com a família Vicente de Azevedo tenha motivado a nomeação daquela rua em homenagem ao Conde. A lei só foi sancionada no dia 10 de junho de 1955, pelo prefeito William Salem. Armando de Arruda Pereira havia falecido naquele mesmo ano, no dia 18 de março.
Esta e outras histórias estão preservadas no acervo do Museu Vicente de Azevedo da FUNSAI. Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua conectada com o nosso bairro? Fale conosco!
Tel.: (11) 2215–6900 E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br