Rua Maestro Furio Franceschini

As ruas têm história

Localizada na Vila Prudente, a Rua Maestro Furio Franceschini foi oficializada no dia 22 de abril de 1976, apenas sete dias após o falecimento do homenageado. Mas você sabe quem foi Furio Franceschini?

Maestro Furio Franceschini compondo em sua residência.

Furio Franceschini foi um grande maestro e compositor italiano, iniciou estudos musicais aos seis anos de idade com o seu pai, Filippo Franceschini, professor do Conservatório de Roma da Real Academia de Santa Cecília.

Em 1904 chegou ao Brasil, assumindo o cargo de mestre de coros de companhia de óperas líricas. Fixou residência em São Paulo, onde se casou com Maria Angelina, filha do casal Conde e Condessa Vicente de Azevedo e teve sete filhos. Uma das filhas, Dona Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, foi presidente da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora — Funsai por muitos anos.

Sua casa, localizada no número 366 da Avenida Nazaré. no Ipiranga, tornou-se local de encontro de diversas personalidades, dentre elas, Oswald de Andrade e Dinorah de Carvalho.

Comemoração ao aniversário de 90 anos de Furio Franceschini, em sua residência na Avenida Nazaré. Na foto: Dinorah de Carvalho e o Arcebispo D. Antonio Maria Alves de Siqueira.

Furio, como era chamado entre seus amigos, além de regente, organista e professor, era compositor e escreveu mais de 600 peças musicais. Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Música, tendo contato com compositores incríveis como Heitor Villa-Lobos.

Como Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé, entre 1908 e 1976, dedicou-se à música sacra e ajudou na construção do incrível Órgão Tubular da Catedral. Em 1954, diante do atraso da fabricação do novo órgão, o Maestro emprestou o seu órgão pessoal, que foi instalado e tocado por ele durante a Missa Solene do 4º Centenário da Cidade de São Paulo!

Órgão tubular que em 1954 foi cedido para a inauguração da Catedral de São Paulo. Hoje pertence ao Instituto de Artes da Unesp.

Furio Franceschini não se preocupava em ser conhecido, sua vida era a música, formou toda uma geração e construiu um importante legado. Nas palavras de Mario de Andrade, Furio era “um dos Homens que mais conhecem música no Brasil!”.

Partituras originais, manuscritos, programas de concerto, entre muitos outros itens, foram doados para Unesp, USP e o Museu Vicente de Azevedo, para serem estudados, conservados e conhecidos.

Atualmente a Funsai compartilha com a comunidade seu novo projeto: o LAMFF — Liceu de Artes Musicais Furio Franceschini. Será uma escola de música, com o propósito de beneficiar crianças, adolescentes e jovens. O LAMFF será instalado na antiga residência do Maestro Furio Franceschini.

Rua Maestro Furio Franceschini, Vila Prudente — São Paulo.

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua? Fale com a gente no Museu!
Tel.: (11) 2215–6900
E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga