Uma homenagem aos primos do Conde
As ruas têm história
As ruas contam histórias… E muitas vezes possuem mais conexões do que podemos perceber a olho nu! Daremos hoje um exemplo interessante: dois irmãos que permanecem lado a lado nomeando ruas paralelas na Colina Histórica do Ipiranga.
Esses irmãos eram primos do Conde José Vicente de Azevedo, e filhos do Dr. Pedro Miguel Vicente de Azevedo, que foi Presidente da Província de São Paulo entre os anos 1888 e 1889, cargo equivalente ao atual Governador do Estado.
Mario nasceu em 1879 e se formou advogado na 68ª turma da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1898. Trabalhou como Procurador Judicial do Município de São Paulo e depois se mudou para Pernambuco, onde foi Diretor da Cia. Usina Tiúma. Faleceu em Recife, em 1950.
A Rua Dr. Mario Vicente recebeu esse nome por um ato do Prefeito de São Paulo, Antônio Carlos de Assunção, em 1933.
Albertina nasceu em 1872 e foi casada com Alfredo Guedes de Sousa, advogado eleito Deputado Estadual e Secretário do Governo do Estado de São Paulo no final do século 19. Ela participou da ala feminina da Irmandade do Santíssimo Sacramento, instituição dirigida por muitos anos pelo Conde. Também participou da Revolução Constitucionalista de 1932.
No Ipiranga, visitou e assinou o primeiro livro de visitantes do Asilo de Meninas Órfãs N. S. Auxiliadora do Ipiranga. Participou do batizado de D. Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, na capela neste mesmo edifício, onde hoje está localizado o CAJ (Unidade I) da FUNSAI.
Albertina foi madrinha de José Bueno de Oliveira Azevedo Filho, o “Bueninho”, neto do Conde que foi professor de História por muitos anos na tradicional Escola Estadual Alexandre de Gusmão. Uma pequena rua recebeu seu nome: Albertina de Azevedo Guedes, em 1983.
Museu Vicente de Azevedo
Rua Dom Luis Lasanha, 300 — Ipiranga, SP.
Visita às exposições: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Grátis!
Atendimento a pesquisadores: sempre às segundas-feiras, com agendamento prévio pelo agendamentomva@funsai.org.br
Originalmente escrito por Helen Araújo, historiadora.
Originalmente publicado em: https://medium.com on May 20, 2022.